Autor VideoHive: Como criar e configurar seu profile - 2DeadFrog
1451
post-template-default,single,single-post,postid-1451,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive
2DeadFrog Post: VideoHive Author, Creating Profile Thumb

Autor VideoHive: Como criar e configurar seu profile

Quando comecei a trabalhar com Motion Graphics no início dos anos 2000, sempre quis ter um portfólio fantástico, trabalhar na Buck em Nova Iorque e ganhar muito dinheiro.

Algumas coisas mudaram desde então. Continuo querendo aprimorar meu portfólio, mesmo já tendo muitos projetos dos quais me orgulhe. Admiro o trabalho, mas já não quero ser funcionário da Buck. E dinheiro… o foco mudou de ganhar muito dinheiro para querer não precisar mais se preocupar com ele.

 

O que mudou nesse tempo que me fez pensar diferente? VideoHive.

VideoHive é a maior plataforma de venda de templates para After Effects e Premiere para pessoas que precisam criar vídeos, sejam elas profissionais ou não. São cerca de 50.000 projetos oferecidos por mais de 4.000 autores ao redor do mundo. O VideoHive é um dos muitos marketplaces do Envato.

Fundado em 2006, o Envato é um gigante que oferece todo o tipo de produto criativo: temas de WordPress, imagens, vídeos, arquivos 3D, trilhas sonoras, entre tantos outros. Em troca a empresa ganha uma porcentagem das vendas. O Envato está chegando perto da marca de $650 milhões de dólares em vendas.

Por que isso fez eu mudar a forma como eu penso em relação ao meu trabalho e minhas ambições? Hoje o Envato contabiliza mais de 1.500 profissionais que já recebem 100% da sua renda graças aos produtos vendidos em suas plataformas. Eu acredito que seja muito mais que isso, se levarmos em conta o quão relevante é ganhar em dólar em países em que as moedas são super desvalorizadas.

Minha intensão é criar um guia super útil para quem quer se tornar autor VideoHive. Em contra partida, os links existentes nesse artigo são de afiliado. Se você, como eu, estiver querendo entrar de cabeça neste universo, é bem provável que ao longo do caminho compre algum produto no VideoHive para estudar como foi feito ou para te ajudar em algum job. Se cadastrando através do meu link, eu vou receber 30% do seu primeiro depósito. Isso vai me ajudar a continuar produzindo conteúdos e é uma forma de ganhar uma renda passiva que também quero te ensinar como funciona a frente.

As pessoas que tem uma boa carta de templates de After Effects publicados no VideoHive mudam a suas relações com o trabalho, não trocam mais seu tempo por dinheiro e sim constroem uma estrutura que vai lhe proporcionar renda passiva, como expliquei no post Motion Graphics: Como ganhar mais dinheiro.

Outra informação relevante: Mais de 100 autores já contabilizam valores acima de 1 milhão de dólares em vendas na comunidade, como o famoso Mister Horse, por exemplo! (Lembram? O cara do cavalinho!)

2DeadFrog. Mister Horse: More Than One Million Dolars

 

 

Em busca de informações

Tudo isso me motiva a querer produzir e disponibilizar templates para After Effects no Videohive, ainda mais se pensarmos que depois de produzido o produto gera uma renda passiva, com uma necessidade de manutenção mínima.

Posso ainda me desafiar técnica e criativamente para criar coisas que não seriam possíveis no meu trabalho cotidiano.

Para mim essa experiência tem valido muito a pena. Quer saber se valeria pra você também?

Não custa nada tentar, se tornar um autor Videohive é mais fácil do que parece, toda a informação que você precisa está disponível numa biblioteca de informações da própria Envato.

Porém, tem apenas um problema: os conteúdos são extremamente segmentados, sem um ordenamento lógico e escondidos em todos os cantos desta biblioteca. Fui pro inferno e voltei para conseguir juntar as informações e ter um entendimento razoável de todas as etapas necessárias para se tornar um autor e criar produtos.

Por isso criei esse passo a passo sobre como se tornar um autor VideoHive, juntando todas as informações e experiências que fui adquirindo ao longo do tempo, tanto na biblioteca do Envato, fóruns de discussão, entre outros, e concentrado todas elas neste guia, colocando uma ordem lógica.

Será uma série de posts, abordando as principais questões ao se tornar um autor Videohive: Como criar a conta; Como desenvolver um produto; Como publicar ele; Como divulgar; Questões relativas  ao suporte, entre tantas outras coisas. Claro, se alguma questão não ficar clara, ou se houverem outras dúvidas, deixe seu comentário, vou fazer questão de sanar a sua dúvida.

No final, se colocares em prática todo o processo, você vai estar com seus produtos online vendendo pra valer enquanto você usa o seu tempo para aquilo que achares mais importante. No meu caso? Pensar em novos produtos!

 

Torne-se autor VideoHive: Passo a Passo  do Envato

Vamos lá, deixe a timidez de lado e acesse o VideoHive! Na página inicial do site existe um link te convidando a “começar a vender”, em inglês Start Selling.

 

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 0

Click on ‘Start Selling’

 

Clique em Start Selling. Você será conduzido por um passo a passo com dicas e algumas decisões importantes a tomar. Vou explicar cada etapa com mais detalhes.

 

Passo 1

A primeira tela do passo a passo te dá algumas dicas bem superficiais sobre ser autor VideoHive. Faça produtos originais e com qualidade, crie descrições claras e com significado, dê um bom suporte aos seus itens. São dicas valiosas, mas a real função desse passo é fazer você aceitar o termo de uso para autores no Envato Market. Este termo basicamente dita as suas responsabilidades e obrigações enquanto autor. Vale a pena ler, embora a maioria dos assuntos vão ser tratados mais a frente nesse guia.

Não tenha medo, caso aceite o termo clique em Continue.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 1

Step 1

 

Passo 2

Agora faça o login ou clique em Create an Envato account para criar a sua conta. Preencha seus dados, e defina seu Username.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 2

Step 2

Escolha do nome de usuário

Muita atenção nessa etapa, o seu nome de usuário vai definir o URL da sua loja no VideoHive. Escolha seu username com atenção!

Recomendo escolher o nome de usuário como se fosse escolher o nome da sua nova empresa, cheque se esse nome está disponível para uso nas redes sociais, se existe domínio disponível para registro, se o nome é único e criativo. Eu escolhi 2DeadFrog, embora o nome não faça muito sentido hoje é fácil me achar online:

www.2deadfrog.com

www.instagram.com/2deadfrog

www.youtube.com/2deadfrog

www.facebook.com/2deadfrog

www.dribbble.com/2deadfrog

Esse nome vai definir muito de como será sua presença online. Se escolher um nome simples e genérico, vai ser difícil se diferenciar.

Se necessário você pode mudar o seu username até 3 vezes por ano, através do Envato Account settings, mas isso vai mudar o seu URL no VideoHive também.

Você vai precisar aceitar a política de privacidade do Envato, comprovar que você não é um robô e clicar em Create account & continue.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 2.1

 

Passo 3

Na próxima etapa existe uma pergunta sobre quais os seus planos com relação a venda dos produtos. Sinceramente, acredito que a questão aqui seja só para fins estatísticos. O que mais importa aqui para o Envato é que você entre no mail list deles. Não custa entrar, os emails não tem frequência abusiva e algumas vezes são realmente úteis. Clique em Next.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 3

Step 3

Passo 4

Essa próxima questão é muito importante. Nesse momento você escolhe se vai querer vender seus itens exclusivamente no VideoHive ou não.

 

Formação de preço

Pra tomar essa decisão é importante entender como o preço do seu item é formado. Pense num bolo que é cortado em 3 fatias, sempre:

  • Preço do item:É você quem define, esse é o valor real que você vai receber pelo produto. Esta é a sua fatia.
  • Taxa do comprador:Essa é a primeira fatia que o Envato recebe. É descontado um valor fixo por tipo de produto (veja a tabela). Para templates de After Effects é $6.
  • Taxa do vendedor:Essa é a segunda fatia que seu amiguinho Envato recebe. É descontado uma porcentagem do valor que você definiu como preço do item (percebeu? essa fatia é cortada a partir da sua parte, portanto oque você recebe é o preço do item, menos essa taxa). No caso de autor não exclusivo, a taxa é 45%. Caso você seja um autor exclusivo essa taxa é progressiva, definida conforme a sua soma total de vendas, conforme a tabela abaixo:
2DeadFrog.: Author Fee Table.

Source: Envato.

É um pouco confuso, vamos imaginar um cenário para entender quanto você ganharia em um produto que você definiu o preço em $50. O custo para o cliente final vai incluir a taxa que ele paga para o Envato, no caso de templates para After Effects, $6. Portanto o preço final de venda é $56.

Digamos que você é um autor exclusivo porém iniciante, nunca fez uma venda se quer, como consequência terá que pagar uma taxa de autor de 37,50% dos $50 que você determinou. Então, tirando todas as taxas, em sua primeira venda você receberá $31,25. Isso representa 56% do preço de venda.

Um ano, e algumas centenas de vendas se passaram, agora você já consolidou um total de vendas superior a $75,000. Deve-se considerar o faturamento bruto, ou seja, antes de descontar as taxas. Você vai pagar a menor taxa de autor possível: 12.50%. Ao vender o mesmo produto agora você receberá $43,75. Isso representa 78% do preço de venda.

Aquele seu amigo, que também é leitor do 2DeadFrog Blog, mas optou por não ser um autor exclusivo também postou um produto a $50 com preço final de $56. Ele pagará uma taxa de autor de 55%. Por esse produto, independente do volume de vendas, ele sempre receberá $22.50 a cada venda. Ou seja, 40% do valor de venda.

Pra tornar mais fácil esse calculo eu preparei uma planilha que você pode baixar clicando aqui. Brinque com os números e entenda melhor como a precificação funciona.

 

Taxas especiais

Importante: Ao vender seus itens para cidadãos norte americanos, você pode precisar pagar uma taxa de até 30% do preço que você definiu. Em alguns casos você pode evitar essa taxa preenchendo um formulário. Mais a frente vou explicar melhor como isso funciona em Tax Information.

Eu avalio que só valha a pena não ser exclusivo em dois cenários:

  • Se você tiver meios robustos de divulgar e vender seu produto diretamente. Ex: um site com centenas de milhares de visitas mensais de consumidores de templates.
  • Caso você queira postar o mesmo produto em diversos outros marketplaces. Talvez dê resultado para venda de cenas de banco, mas para templates vai dar muito trabalho e dificilmente vai valer a pena.

Escolha a opção que mais se enquadra com seus objetivos e pressione Next.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 4

Step 4

Passo 5

No Envato Market você pode vender uma grande gama de diferentes produtos criativos. Esse é o momento em que você escolhe que tipo de produto é a sua especialidade. Escolha Stock Video and Templates para se tornar um autor no VideoHive. Não se preocupe, caso você queira vender produtos de outras categorias isso também será possível no futuro. Clique em Next.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 5

Step 5

Passo 6

O passo a passo do Envato termina aqui. Nesta última etapa eles dão alguns lembretes, são coisas que vou abordar mais a frente também.

O meu passo a passo está só no começo. Clique em Take me to my dashboard para continuar.

2DeadFrog. VideoHive Author Step by Step: 6

Step 6

Dashboard

Bem-vindo ao seu Dashboard. Algumas informações importantes se concentram nessa seção.

Aqui você tem acesso aos comentários feitos por usuários em seus diferentes produtos e pode responder aqui mesmo. É importante notar que caso o autor do comentário tenha comprado algum dos seus itens, a palavra purchased aparece em destaque ao lado do nome do usuário.

Você pode conferir também os anúncios recentes feitos pelo Envato. Geralmente são assuntos importantes informando mudanças no marketplace ou questões sobre campanhas de marketing que irão acontecer, como promoções sazonais e arquivos gratuitos do mês (se você quiser, pode oferecer seu produto como item gratuito do mês. Se selecionado, ele vai ser disponibilizado gratuitamente aos usuários da comunidade. O que você ganha com isso? Muito tráfego e visualizações em seu profile e demais produtos. Geralmente as submissões precisam ter no mínimo 4 estrelas de rating ou mais de 50 vendas).

Pelo Dashboard você também tem acesso ao link para upload de novos produtos, estatísticas da semana, fun facts (informações aleatórias sobre seu histórico), links de recursos para autores (basicamente as mesmas informações encontradas na biblioteca de artigos para autores do Envato).

2DeadFrog Videohive Dashboard

VideoHive Dashboard

Settings

Passando o mouse sobre o nome do seu usuário você tem acesso ao menu de gerenciamento da sua conta. Clique em Settings, existem algumas configurações importantes que precisamos fazer. Vou tratar apenas das mais relevantes.

2DeadFrog VideoHive Settings

Profile

Aqui você vai personalizar o seu profile. Ao acessar seu item no VideoHive, o visitante que estiver realmente interessado em comprá-lo tem grandes chances de querer saber mais informações sobre você. Um bom profile passa confiança e profissionalismo aumentando as chances do usuário confiar em você e comprar o seu produto.

 

Avatar

O avatar é uma imagem que vai te representar em todas as páginas dos seus produtos. Geralmente é o logotipo ou foto do autor. Use toda a criatividade possível em uma imagem de até 80 x 80 pixels.

Homepage Image

Essa é uma imagem destacada no topo do seu profile. Deve ter 590 x 242 pixels.

 

Show background for avatar in header?

Procurei entender melhor o que significa essa opção, mas ligando e desligando ela, não faz a menor diferença no visual do profile. Deve ser alguma funcionalidade antiga deixada de lado.

 

Show country on your profile and badges

Logo abaixo eu explico um pouco melhor sobre os badges, mas nesse caso quando ativo ele mostra um icone de seu país de origem abaixo de seu username, tanto em seu profile quanto na página de seus itens.

 

Profile Heading

Escreva um título que aparece em destaque no início do seu profile.

 

Profile Text

Aqui você escreve um recado para os visitantes do seu profile. Você pode usar códigos HTML para personalizar sua mensagem. Esse detalhe é importante, pois os mesmos códigos você pode utilizar para personalizar a descrição dos seus produtos mais tarde. Vou explicar melhor como utilizar os códigos HTML no post sobre como criar um produto.

 

Available for freelance?

Se selecionada, essa opção deixa claro para os visitantes que você tem disponibilidade para freelances. Uma boa maneira de gerar novos negócios.

Badges

Os badges são pequenos icones que aparecem ao lado do nome do autor. Na prática, são uma forma de estímulo aos autores, que querem sempre ganhar um novo badge, e uma forma de encorajar o comprador, pois ele tem informações importantes sobre esse autor através dos badges.

Por exemplo, o profile videolancer tem os seguintes bagdes:

2DeadFrog Videolancer Badges

Pelos badges eu sei que ele já teve mais de 1 milhão de dólares em vendas, já encaminhou mais de 1.000 usuários ao Videohive através de links de afiliados, já foi um dos 20 melhores autores do mês e da semana, já foi autor e produto destacado (isso faz com que seu profile e produto fiquem na front page do VideoHive em destaque), já comprou mais de 100 itens no Envato, é autor exclusivo e está na comunidade a mais de 6 anos.

Ufa, bastante informação! Você consegue ver os detalhes de cada badge mantendo o mouse sobre ele.

Nos settings a única opção que você tem quanto aos badges é reordenar eles, para que apareçam na ordem que você preferir.

Clique aqui, conheça todos os badges e escolha qual deles você irá perseguir!

 

Social networks

As redes sociais colocadas aqui serão vistas em seu profile. Sugestão: Pense bem para onde você quer direcionar a atenção do seu visitante. Algumas redes sociais são muito distrativas, eu prefiro compartilhar apenas as redes em que eu tenha conteúdo relevante a compartilhar.

 

Item support settings

Não é obrigatório que você dê suporte aos seus produtos, mas com certeza é uma boa maneira de você estreitar relação com seus clientes!

No meu caso, eu sempre presto suporte aos compradores que precisam de uma ajuda para entender melhor os produtos. No final do atendimento, eu encorajo eles a qualificar o meu produto e deixar um review. Isso ajuda muito a manter as notas dos meus produtos sempre altas. Vou explicar tudo sobre o rating dos produtos no post sobre criação de produtos.

Você pode escolher a forma como acha melhor prestar esse suporte: Não prestar suporte, prestar suporte via comentários no produto, via uma URL específica (caso você tenha um site, forúm, etc), ou contato via email através de um formulário.

A última opção para mim é a melhor, pois o cliente entra em contato comigo diretamente, então eu passo a ter o contato de email dele. E isso é muito útil na busca de feedbacks de usuários dos meus produtos. Acaba sempre sendo uma oportunidade para aprimorar meus produtos.

 

Item support vacations

Medo de prestar suporte aos seus produtos e nunca mais ter férias por causa disso? Não se preocupe, você pode definir um período de férias, informando aos clientes que nessas datas você não poderá prestar suporte a eles. Pessoalmente eu nunca usei isso.

 

Author Teams

Essa função é muito interessante. Dá a possibilidade de você adicionar outros usuários ao seu time. Na prática, esses outros autores vão poder responder comentários e reviews dos seus produtos. Ou seja, você pode dar e receber ajuda na hora de prestar suporte aos produtos.

Tax Information

Conforme o Envato foi se estruturando para virar um gigante digital, algumas questões ficaram um pouco mais burocráticas. Uma dessas questões são as informações sobre impostos que você precisa prestar. Na prática, por o Envato estar agora sediado nos Estados Unidos, você terá que enviar um formulário com informações pessoais para o governo americano.

Porém, caso você não seja cidadão americano e dependendo do tratado de taxas que seu país tem com os Estados Unidos, você terá retido uma porcentagem do valor do seu produto (apenas o valor do produto, sem a taxa do comprador) quando o mesmo for adquirido por um cidadão americano. Diferentes países tem diferentes tratados com os Estados Unidos, mas em geral você pode ter retido até 30%. No meu caso, o Brasil não tem esse tratado, e eu pago 30%. Nos últimos dois anos eu paguei $2,985,44 em taxas, dinheiro que nunca conheci mais já sinto saudades!

Verifique se o seu país tem tratado com os Estados Unidos nessa tabela, na coluna Copyrights. Estou pensando seriamente em me mudar para Cyprus.

 

Tax Summaries

Ao final do período fiscal, você recebe um relatório do governo americano, informando quanto você pagou de taxas. Esses relatórios ficam disponíveis nesta sessão, e você também receverá uma carta em seu endereço físico.

 

Google Analytics (apenas para Elite Authors)

Essa opção ainda é beta e limitada apenas para Autores de Elite, ou seja, que venderam mais de $75,000. Ela possibilita que você tenha acesso ao Google Analytics do seu profile e produtos, o que é muito interessante. Com isso você pode entender quantas visitas diárias seu profile tem, quais os produtos mais visitados, de onde seus visitantes vêm. Isso vai te ajudar muito a entender quem são seus visitantes, e como você pode interagir melhor com eles.

 

2DeadFrog Videohive analytics

Featured Item

Aqui você define um produto para ter destaque especial no seu profile. Quando as pessoas visitarem seu profile, elas verão este produto a direita, logo acima dos seus badges e do link para os seus itens.

2DeadFrog Featured Item

 

Exclusivity of your items

Mudou de ideia quanto a exclusividade dos seus itens? É possível mudar isso a qualquer momento nessa sessão. Porém leva 30 dias para a mudança fazer efeito.

Collections, Favorites, Followers e Following

Existem algumas ferramentas para você organizar seus itens favoritos. Quando você navega por produtos, existem 3 ícones abaixo da imagem do produto. O primeiro é um coração, quando clicado o item vai para seus produtos favoritos. O segundo botão é para criar ou adicionar o produto a coleções. Isso torna mais fácil divulgar vários produtos com uma mesma característica, como meus produtos de futebol e kits de personagens por exemplo.

O VideoHive tem algumas características de rede social, você pode seguir e ser seguido por outros membros da comunidade. Pelo Follow Feed é possível ver novos lançamentos das pessoas que você segue, antes esta opção aparecia já no front page, mas agora fica escondido junto as suas coleções, acessáveis pelo menu principal / collections, e então você pode clicar na aba Follow Feed.

 

Apresentação Final do Profile

Depois de todas as customizações, seu profile vai estar parecido com o meu. Aqui tenho uma mensagem inicial (pode ser um espaço também usado para ajudar a divulgar um produto novo), o seu melhor produto como produto destacado a direita, algumas coleções públicas ajudando a organizar seus produtos e um formulário para contato por email para suporte ou dúvidas.

2DeadFrog VideoHive Profile
Com o passar do tempo, os visitantes vão ter acesso ao número total de vendas, e a quantidade total e média das nota recebida na avaliação dos comprados sobre seus produtos.

 

Qual o próximo passo? Criar um produto!

Seu profile está pronto e configurado, mas falta algo para tornar a sua conta mais completa. São os produtos que você irá colocar a venda, claro! Esse é o assunto do próximo post.

Não se trata apenas de ter uma ideia, criar um projeto e disponibilizá-lo no VideoHive. Existem uma séries de pequenos segredos que fui descobrindo ao longo dos diferentes projetos publicados nos últimos 5 anos, vou compartilha-los contigo para que não fique dúvidas de como transformar uma ideia em um produto vendável, utilizando os conhecimentos em Motion Graphics que você já tem.

Se você tem interesse nesse assunto e deseja ser avisado quando os novos posts estarão disponíveis, inscreva-se em meu newsletter. Será uma honra tê-lo comigo nesta caminhada.

Jack, 2DeadFrog.