Simple Text para After Effects – Visão Geral do script

Simple Text para After Effects: Visão Geral do script

Se você acompanhou os artigos que eu escrevi sobre animação de texto e animações de texto avançadas, percebeu que eu falei bastante do Simple Text.

 

 

É um script que eu criei para tornar a forma como fazemos animação de texto no After Effects mais intuitiva e rápida.

Todas as técnicas que ensinei podem ser feitas sem o script, mas ele poupa um bom tempo quando integrado ao seu workflow.

 

Porque um script?

Há algum tempo eu crio templates para After Effects como o Design and Motion Character Kit. Eu percebi que se eu quisesse levar meus projetos a outro nível, eu teria que me aventurar no universo dos scripts.

É um mundo totalmente novo para mim, e a experiência de aprender a criar um script do zero, sem eu ser um programador, tem sido fascinante. Bem mais interessante do que eu imaginei.

Por mais simples que possa parecer, um script pode tornar ideias acessível a um número muito maior de pessoas, pois faz com que soluções complexas no After Effects sejam aplicáveis ao clique de um botão.

Este é um projeto que significa muito para mim, pois além de ser o inicio de uma caminhada de muito aprendizado, é também um meio que encontrei para melhorar o workflow das animações de texto no After Effects, algo que sempre senti que poderia ser feito de maneira mais rápida, melhor, mais intuitiva.

 

Como o script funciona?

A ideia é simples. Ao invés de utilizar a estrutura de animators do After Effects para criar as animações de texto, anima-se um controlador baseado em shape layer.

Isso torna a animação de texto no After Effects mais intuitiva pois você tem todo o controle sobre a animação que pretende fazer.

Para isso deixei o worflow simples, em três passos:

 

1. Aplique o Simple Text ao seu layer de texto. Basta selecionar a layer e clicar no botão Simple Text. Toda a estrutura necessária para criar as animações de texto são criadas neste momento.

 

2. Crie a animação. Utilizando o animator gerado, você vai criar a animação de texto. Use a imaginação para criar animações únicas.

 

3. Escolha o tipo de delay. Nessa etapa você escolhe o tempo de delay entre as letras, e também o tipo: normal, reverso ou randômico.

 

Trabalhando com os animators, é possível criar animações que apenas com os animators do After Effects seriam impossíveis. Você tem acesso aos beziers do caminho da animação de seus textos e também pode trabalhar as curvas de aceleração direto no Graph Editor do After Effects.

Outra possibilidade é reutilizar animators. Se você criou uma animação e quer usar em outros projetos, você pode. Basta importar o animator e aplicar em qualquer layer de texto.

Visite o site do script para entender melhor como ele funciona!

 

Agradecimentos

Espero que este script consiga alcançar o objetivo de ser simples o bastante para tornar a sua vida mais fácil ao tornar as animações de texto no After Effects rápidas e intuitivas.

Estudar scripts e criar uma solução que pode gerar valor real os usuários só foi possível porque eu pude contar com pessoas que usaram seu tempo para me ajudar a aprender essa nova habilidade. Seja criando cursos, testando o script ou mesmo dividindo o conhecimento de maneira muito aberta de forma que talvez eu nunca consiga retribuir o suficiente.

Por isso, agradeço a todos que contribuíram, desde a fase inicial de pesquisa desse projeto que aconteceu via redes sociais, em que muitas pessoas compartilharam suas dificuldades em relação a animação de texto no After Effects.

Tenho agradecimentos especiais a estas pessoas, algumas muito próximas, outras nem imaginam quem eu sou:

  • Cristina Camila Marques: Esposa incrível, mesmo no primeiro ano da nossa filha Camila e terceiro ano do nosso filho Lucas (aquela fase em que as crianças são incansáveis), e durante a pandemia do codvid-19 em que ficamos presos em casa, tornou possível eu encontrar espaço no meu tempo para estudar e me dedicar a este projeto.
  • Adam Plouff: Além de criar ferramentas incríveis que eu uso todos os dias, ele é um cara incrível que respondeu a todos os meus questionamentos de uma maneira super aberta e sincera. Ele também desenvolveu a ferramenta de interface base usada no script, chama de Battlestyle.
  • Arthur Ferraz: Por criar os áudios dos promos e tutoriais do Simple Text.
  • Gabriel Goldman: Por todo o suporte com os tutoriais e testes iniciais do script em Mac OS. Ele também me fez ter a ideia inicial para criar o script, talvez mesmo sem saber.
  • Ricardo Fujii: Pela locução em português do vídeo promo.
  • Felipe Vieira e equipe Vida de Motion: Mais conhecido como Beiço, pelo apoio no lançamento e pelas lições compartilhadas.
  • Filipe Campeiro: Beta tester e não só do produto mas também das estratégias e lançamento.
  • Jeferson Moreira: Beta tester engajado, com sugestões criativas.
  • Amigos e família em geral que pude conversar sobre esse projeto em todos os níveis.

  • David Torno: Ótimo curso sobre scripts e também muito solícito, respondendo as minhas dúvidas sempre.
  • Dan Ebbert: Pude contar com a ajuda de muitas pessoas em fóruns com respostas que se encaixavam perfeitamente aos meus questionamentos sobre expressões e scripts. Em 90% dos casos era esse cara que tinha a resposta correta aos meus questionamentos.
  • Jeff Almasol: Desenvolve o RD Scripts, ferramentas ótimas, que tornam a vida de quem desenvolve scripts muito mais fácil.
  • Nico Duduf: Além de desenvolver o incrível DUIK, mantém o projeto gratuito e open source, o que é muito importante para quem está estudando scripts.
  • Mathias Moll: Cursos incríveis não só sobre scripts, mas também uma iniciação ao mundo da programação.
  • Adriano, AEDicas: Por toda ajuda no lançamento e pelos ótimos tutoriais sobre o script.
  • Tomas Sinkunas: Desenvolvedor de scripts para AE, em tempos de CEP ele continua estudando e levando o Script UI ao seu limite, e disponibilizando os códigos de seus estudos.
  • Lloyd Alvarez: Curso muito interessante e prático de criação de scripts.
  • Zack Lovatt: O guia de estudo que ele indica para quem quer aprender scripts é perfeito. Ele também é muito ativo nas comunidades desenvolvedoras de scripts, ajudou muito com as contribuições em fóruns de discussão.
  • Uma infinidade de usuários das comunidades de motion graphics e fóruns de After Effects.

Minha intensão inicial era criar um artigo curto que mostrasse uma visão geral do que é o script e como usá-lo, mas esse script é mais do que apenas um produto para mim.

Ele é uma conquista, um marco. Representa um momento de virada em que deixo de ser apenas um usuário de ferramentas ótimas e passo a ser um desenvolvedor, usando a minha experiência para tornar a vida de outros motion designers mais fácil.

Espero que o Simple Text, ou a técnica por trás dele que está disponivel gratuitamente nos artigos anteriores, possa ter um impacto positivo na sua vida, que torne seu trabalho melhor e lhe faça poupar tempo para utilizar naquilo que seja o mais importante para você.

Se isso acontecer na vida de pelo menos um usuário, já vai ter valido a pena todo o tempo que investi no desenvolvimento desta ferramenta.

Jack, 2DeadFrog.